Por muito tempo, fãs e o próprio criador de Fallout, Tim Cain, acreditavam que o código-fonte dos dois primeiros jogos da série tinha sido perdido para sempre. No entanto, uma reviravolta inesperada trouxe boas notícias para a preservação da história dos videogames.
Rebecca Heineman, co-fundadora da Interplay, revelou que ambos os jogos foram salvos pela empresa, mas não sem dificuldades. Para garantir a preservação, foi necessário desobedecer ordens de destruição emitidas por superiores. Uma atitude que demonstra o valor da memória histórica dos videogames.
Salvando Fallout 1 e 2
Em entrevista ao site VideoGamer, Rebecca contou que, após perderem o código de Wasteland em 1993, os códigos dos jogos começaram a ser armazenados com maior segurança. Ela destacou ainda que, posteriormente, todo o material foi guardado em M-Disc Blu-Ray para garantir sua integridade a longo prazo.
“Tornei uma missão pessoal arquivar tudo em CD-ROMs. Quando saí da empresa em 1995, eu tinha cópias de todos os nossos jogos, sem exceções.” afirmou Rebecca Heineman.
Embora a divulgação do material só dependa de autorização da Bethesda, atual dona de Fallout, a notícia traz esperança para os entusiastas e historiadores de jogos clássicos. Saber que o código original de Fallout 1 e 2 foi preservado é uma vitória importante na luta pela memória dos videogames.