Os avanços nos processadores móveis continuam a impressionar a comunidade gamer. Desta vez, o Snapdragon 8 Elite Leading Edition provou sua capacidade ao rodar o pesado Black Myth: Wukong, um dos jogos mais aguardados, com taxas de quadros variando entre 30 e 50fps. Para um dispositivo móvel, trata-se de um feito inovador e promissor para o futuro dos jogos em plataformas portáteis.
Essa demonstração foi realizada pelo canal chinês Geekerwan, que utilizou um smartphone Redmi 10S Pro+. O aparelho está equipado com o Snapdragon 8 Elite Leading Edition, uma versão levemente overclockada do Snapdragon 8 Elite comum. Durante os testes, a GPU Adreno do processador foi mantida a uma temperatura segura de 40ºC, graças aos recursos de refrigeração do smartphone, possibilitando o desempenho apresentado.
Black Myth: Wukong otimizado e com upscaling NXSR
Para que Black Myth: Wukong pudesse ser executado em um dispositivo móvel, algumas otimizações foram essenciais. As configurações gráficas do game foram ajustadas para as opções mais baixas, incluindo uma redução considerável na resolução para 1600×720 pixels. Além disso, foi utilizada uma tecnologia de upscaling chamada NXSR. Essa solução experimental, adicionada ao jogo em fevereiro, funciona como uma alternativa a ferramentas de ponta como DLSS e FSR, otimizando os visuais e mantendo a jogabilidade fluida para o hardware limitado.
Graças a esses ajustes, o jogo rodou com uma resolução base equivalente a 50%. No entanto, configurações gráficas mais altas, como 100% de resolução, mostraram as limitações do hardware, não ultrapassando 20fps. Além disso, o teste utilizou o Winlator, um emulador de Windows embutido no Redmi 10S Pro+. Apesar de permitir que o jogo rode no Android, o uso do emulador também traz custos significativos ao desempenho geral.

Expectativa para a próxima geração do Snapdragon
O desempenho impressionante do Snapdragon 8 Elite Leading Edition em um título tão pesado como Black Myth: Wukong aponta para um futuro brilhante para os processadores móveis. Isso porque a nova geração do SoC da Qualcomm, o Snapdragon 8 Elite 2, já tem data de lançamento confirmada: 25 de setembro. Prometendo até 30% mais desempenho gráfico, a nova tecnologia pode abrir portas para que jogos ainda mais ambiciosos sejam desenvolvidos para dispositivos móveis sem perda de qualidade.
Além disso, esses avanços podem incentivar o desenvolvimento de versões nativas de grandes jogos para plataformas Android, beneficiando não apenas smartphones poderosos, conhecidos como “celulares gamer”, mas também consoles portáteis baseados no sistema, como o Retroid Pocket.
Para conferir a demonstração completa e entender melhor o desempenho do Snapdragon 8 Elite Leading Edition executando o jogo, acesse o canal Geekerwan.