Pouco após a Microsoft confirmar sua parceria com a AMD para a próxima geração do Xbox, surgiram rumores de que a companhia está reforçando seus sistemas de retrocompatibilidade. De acordo com eXstas1s, especialista em revelar detalhes do Game Pass, a Microsoft estaria recorrendo a uma colaboração com os criadores do emulador Xenia Canary.
Esse movimento visa possibilitar o suporte à retrocompatibilidade tanto via hardware no novo console, quanto estendendo o recurso para PC e demais plataformas. Assim, a emulação poderia facilitar que jogos clássicos do Xbox original e do Xbox 360 funcionem em diversos hardwares, proporcionando uma experiência mais fiel e aprimorada. O objetivo não é apenas resgatar jogos do passado, mas também garantir que eles funcionem melhor, de forma mais adaptada aos padrões atuais da indústria de jogos. Segundo o Insider, o anúncio oficial da iniciativa deve acontecer em 2026, marcando os 25 anos da linha de consoles Xbox, cujo primeiro modelo foi lançado em 15 de novembro de 2021.
Emulador do Xbox pode trazer jogos inéditos para o PC
Segundo fontes próximas, o sistema de emulação deve permitir que jogadores de PC tenham acesso a títulos que ainda não chegaram oficialmente à plataforma, como Fable 2. Além disso, versões aprimoradas de títulos como Gears of War 3, Skate 3 e Batman: Arkham Asylum também são apontadas como possíveis novidades na linha de estreia dessas novas compatibilidades. Enquanto diversos outros títulos ainda estão sendo analisados, suas compatibilidades vão depender tanto de questões técnicas quanto de licenciamento.
![Xbox-Emulador-Xenia-Retrocompatibilidade-Emulador-02 Xbox trabalha com criadores do emulador Xenia para aprimorar retrocompatibilidade [RUMOR]](https://www.adrenaline.com.br/wp-content/uploads/2025/06/Xbox-Emulador-Xenia-Retrocompatibilidade-Emulador-02.jpg)
Em 2021, a Microsoft anunciou uma pausa no sistema de retrocompatibilidade, alegando que havia atingido o limite do que era possível na época. Entretanto, em abril de 2024, ela criou uma nova divisão de preservação de jogos antigos e tem explorado o uso de inteligência artificial para facilitar o acesso a esses títulos em plataformas modernas.
Grupo do Xenia nega, mas insider revela
Pouco depois, o time do Xenia Canary afirmou que não está envolvido na parceria com a Microsoft. “Não é real“, declarou ZoloKluk, membro do projeto, destacando que “a Microsoft tem seu próprio emulador do Xbox 360” e não consultaria o Xenia para esse fim.
Jez Corden, do Windows Central, também descartou a possibilidade ao afirmar que “esse cenário não é uma prioridade no momento“. Apesar disso, o especialista em rumores, eXstas1s, garante que em breve a verdade será revelada. Ele explicou: “O suporte vem de uma rede de patrocinadores, benefícios, profissionais do GitHub, grupos contratados e indivíduos ligados a projetos na Tencent e na Microsoft. Caso exista um NDA, eles não podem negar oficialmente, mas a expectativa é de que, em 2026, tudo seja esclarecido.“